segunda-feira, 23 de junho de 2008
Mario Cravo Neto
Salvador, BA, 1947
Iniciou-se na arte da fotografia e da escultura em 1964. Estudou na Art Student’s League de Nova Iorque (1969-1970). Participou da 11ª., 12ª., 13ª.,14ª.,17ª. Bienal Internacional de São Paulo. Em 1980 e 1995 recebeu o prémio Melhor Fotógrafo do Ano da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1996 o Prémio Nacional de Fotografia da Funarte e em 2004 o Prêmio Mario Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte. É internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho de expressão pessoal em fotografia.
In: Biografia
domingo, 22 de junho de 2008
sexta-feira, 13 de junho de 2008
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Escolha do Dia: Screamin Jay Hawkins - I Put A Spell On You
terça-feira, 10 de junho de 2008
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Europeu de Futebol
Por: Tiago "Pirado" da Silva
em>Histeria colectiva… ou não!
Em primeiro lugar queria começar por dizer que temos futebol a menos na televisão portuguesa. Isto de a toda a hora ver a cara do Cristiano Ronaldo, está a deixar-me desconfortável com a minha masculinidade.
Em segundo, que já se escreveu e mostrou-se tanto sobre o Euro 2008 e ainda não se vislumbrou uma notícia sobre Futebol. Normalmente em Portugal, quando começamos desta maneira é sinal que vem coisa boa por aí.
Ontem, num desses sempre inspirados “Zappings” pelos nossos, sempre aconselháveis, blocos informativos, fiquei maravilhado e desculpem uma vez mais a adjectivação, com tanta informação útil sobre o real potencial da nossa selecção. Não me lembro exactamente das notícias mas isso não tem importância nenhuma. Nem será indicador de nada!
Nem sei exactamente o que ia escrever a seguir, ah, já sei!
- Que o Cristiano Ronaldo, hoje, foi 5 vezes à casa de banho …
De facto, sou muito mais feliz agora.
- Que os jogadores passearam-se pelas ruas da cidade e que CR deu trinta e três autógrafos e falou com vinte e quatro pessoas.
- Que o Quaresma recusa-se a tirar um brinco que o regulamento do torneio não permite.
- Que o Ricardo é feio…não,
Que o Ricardo anda a fazer infusões de Testosterona para permitir que a voz fique menos aflautada.
- Que o Nani ainda não foi à casa de banho desde que a selecção chegou à Suiça e portanto está com prisão de ventre.
Confesso que sempre que oiço o Chico Buarque de Hollanda, ou o Manuel Alegre, sei lá… ou até ex-jogadores como o Zico, ou outro rapazinho qualquer a falar de futebol, não aprecio particularmente. Estes senhores nem se atrevem a fazer uma pesquisa aprofundada como os nossos jornalistas, ou como o Rui Santos. E peço desculpa pela generalização. Alguns de facto também falam de coisas importantes, como as mulheres dos jogadores, se fazem sexo durante os estágios e outros assuntos necessários à nossa existência. Eu por acaso até gostava de ver o CR e a namorada durante o coito. Acho que isso seria jornalismo de investigação a sério. Do tipo: Uma câmera oculta no quarto de hotel. Porque é que ainda ninguém se lembrou de colocar?
Depois mostravam-nos num especial televisivo numa fusão de “Na cama com…” tipo Alexandra Lencastre, com Voz Off ou comentários do Júlio Machado Vaz. Era giro! Ou não. Ou sim!
(...)
Estou bem longe de ser crítico relativamente a «ligar a TV e toma! Futebol».
Aliás, a de hoje foi genial, na SIC (claro), mostraram uma espécie de evolução dos bastidores de Cristiano Ronaldo na selecção, desde 2004 (Europeu), Mundial de 2006 e agora o estágio para o tão aguardado Europeu. Não vejo melhor programação para horário nobre de um dos principais canais privados em Portugal (e o mais antigo), que a evolução do acne do Cristiano Ronaldo, ou mesmo a mutação maléfica dos seus dentes. Quem é que quer saber de programas sobre o Maio de 68 ou o Tropicalismo na RTP2?
Felizmente ninguém! Por isso somos a única nação do mundo que conhece de cor, todos os brincos ou a colecção de automóveis, do seu ídolo futebolístico. Vá… eu sei, exagerei! Adiante. Ele até tem um Mercedes (ou lá o que é!) em Inglaterra para as irmãs partirem-no todo, quando vão ao Shoping em Manchester. Isto é que é… Assim a nação inteira, mantém-se vítima dos fenómenos de aculturação e enculturação por parte da TV portuguesa, enquanto o executivo de Sócrates, bate palmas, entretidos, continuando nas trapalhadas governativas habituais. Ei Josélito uma dica: Agora é só esperarem por uma derrota de Portugal para dispararem outra vez com impostos ou combustíveis. Fica a deixa.
Mas isso tu já sabias, né! Olha meu querido Sócrates - vou dar mais um gole no meu leite de soja “transgénico” e vou dormir, à espera de ter sonhos cor-de-rosa com o CR. É sempre bom e desde que não tenha um pesadelo com a namorada dele.
domingo, 1 de junho de 2008
O Capitão "sem" rumo
(…) A minha escrita encontra-se perdida, algures nesse mar. Entre duas margens, dois territórios. Um, próximo do eu-lírico e emocional onde aterra Vinicius…Muito longe, na outra margem, o território que isola um João Cabral de Mello Neto - onde se abomina o derramamento emocional. Enquanto navego sem rumo, deixo que o acaso me abasteça de uma margem, onde o “eu” se apropria ou/e desapropria da euforia.
Rodrigo Camelo
Rodrigo Camelo
Subscrever:
Mensagens (Atom)