domingo, 28 de janeiro de 2007


A crítica inacabada...

Caetano Veloso: Transa

Provavelmente o melhor disco deste genial poeta e compositor baiano. Aqui tudo é perfeito, as harmonias, as letras, os músicos. Curiosamente sempre que recordado do período londrino da vida em exílio, Caetano lembra com alguma amargura e tristeza admitindo ter sido um dos períodos mais infelizes da sua vida. Mas aqui, se comprova uma vez mais, aqueles que dizem que muitas vezes os grandes mestres precisam entrar em determinados abismos emocionais para atingirem o apogeu da sua arte. Caetano refere-se ao período em Londres como fulcral para ter continuado a fazer música pois o seu “violão” no Brasil não era considerado de nível profissional. Foi em Londres que se sentiu pela primeira vez confortável para tocar em estúdio. Lá os técnicos (curiosamente) acharam a sua técnica de tocar guitarra de uma originalidade única e que contratar alguém para o fazer no seu lugar, tiraria toda a originalidade e profundidade das canções. "Nós ficamos agradecidos por este feliz acaso".

Caetano arrisca-se um ano depois de “London, London” também gravado em Londres a gravar mais uma vez em inglês, quase todos os temas...surpreendentemente resulta. O tema de abertura é o filosófico “You Don´t Know me” em que ele advoga que: - “You don´t Know me, You don´t know me at all, there´s nothing you can show me from behind the wall" que de súbito se mistura com a sua famosa canção “Saudosismo” ...”Eu voçê, nós dois, já temos um passado meu amor” que é revelado na música através de uma mulher, com um profundo agudo sentimental com tudo de belo e nada de brega[1]. “It´s a Long Way” e “Neolithic Man” fazem-me lamentar profundamente o facto de nunca ter visto referenciado este disco como um dos mais importantes albuns de música popular do Séc XX. Aliás, engano meu, este disco é anti-classificações, é sem possíveis juízos de valor, nem pretenciosas "críticas inacabas"... só é possivel contemplá-lo.


[1] Expressão recorrente no Brasil para Cafona, que significa piroso, fuleiro.

1 comentário:

flávia disse...

Também amo este álbum do Caê. principalmente "it´s a long way", é fantástica, uma das obras primas de caetano.
bjo