domingo, 14 de dezembro de 2008

We are the World



Estimados seguidores deste blog, a propósito de canções de solidariedade que by the way Os Contemporâneos souberam parodiar tão bem no último episódio, escrevo-vos sobre, e imaginem só – “We are the World”. Bem sei que parecer-vos-á estranho, ou muitíssimo estranho até, mas, não querendo debruçar-me sobre a polémica música de “solidariedade” (com umas aspas - enormes) de alguns dos maiores autores Norte americanos do séc. XX da chamada canção popular, para angariar um fundo monetário de apoio ao Continente Africano (costuma dizer-se, de boas intenções está um inferno cheio) e digo polémica porque nunca ficou claríssimo se a musica, de quem se diz: da autoria de Michael Jackson, terá mesmo sido escrita por este ou, ao invés, Lionel Richie como muitos apregoam. Quincy Jones que a produziu, deve ter qualquer coisa a dizer sobre isto. (Risos)
Concentremo-nos no vídeo portanto!
E poderá facilmente ser encontrada uma versão no youtube.
Não deixa de ser extremamente irónico Michael Jackson entrar com a parte “We are the World, we are the children”. Ok! vou deixar-me de piadas parvas e vou respeitar o gosto que (Michael) toda a vida nutriu por criancinhas, até porque não foi isso que me levou a escrever sobre a musica.

A reunião de nomes como Ray Charles, Bob Dylan ou Paul Simon dentro deste contexto musical é logo à partida de arrepiar. De estranheza claro.
Mas se ouvirmos atentamente a musica desde o inicio, deparamo-nos aos 04:50..e tal… da mesma, com a entrada impetuosa de Ray Charles, quase parecendo anunciar o que aí vinha. A combinação das vozes de Stevie Wonder e Bruce Springsteen é, quanto a mim, arrebatadora. Talvez das mais felizes de toda a canção e o momento de maior originalidade melódica. Sobretudo Stevie é mesmo brilhante… Não sei se terei ouvido muitos timbres de vozes assim. Stevie parece competir com cada um de seus parceiros, num desafio vocal que deixa a concorrência a milhas e milhas distancia.
Lembro-me da época em que a musica saiu, tinha para aí uns 5 anos, passado todo este tempo, percebo muito melhor porque é que a mesma terá ficado no meu imaginário ou memória musical. Fundamentalismos à parte (lol) Desafio o leitor a encontrar alguém que cante como Stevie Wonder nesta musica.

Por: Tiago Pereira da Silva

Sem comentários: