domingo, 22 de março de 2009

Como me Ensinaste Amigo


Desafiei a vida a ser mais real.
Construo mundos ou linguagens e
Sem nunca me aproximar do mito
|Bebo desse «Cristo Estigmatizado» |
É que mesmo sem rezar com um terço
Permaneço a um terço de sua ambição
Cito-te apenas ao terceiro dia
E só para começar: Pátria o Muerte!

É lógico de quem falo amigo
Onde a palavra dele cessa a Utopia
E sua Sierra permanece Maestra.
Concordo que minha agonia
|é quase sempre agnóstica |
Por não acordar junto dos que fizeram
De uma Guerrilha um poema -
Na mais romântica das revoluções.

E faço sempre como me ensinaste amigo
Exijo o impossível – que é realisticamente simples.
Ou simplesmente realista.
|ninguém evita um estado de estúrdio |
Até como Alegre gritou teu grito
- Subindo a montanha que há dentro de nós!
E sem um: basta de intimidade!
Entro no convívio dele.

Uns quantos subvertem tua mensagem,
Outros apregoam teu mito em vestuário.
Bem sei que a coragem que trazias,
Não esmorece em quadros, bandeiras ou paredes
Mas para quem quer entender esse olhar de berço Rosário
Precisa mergulhar na palavra de verdade,
Opressor, oprimido, justiça,
|Onde não cabe etc. |

E precisa não sentir a dengosa melancolia do conceito
E não caracterizar tudo o que sempre descaracterizaste.
É o avesso disso irmão! E vê átimo que:
|é ter no lugar da razão o que o Che via |
Ninguém pode soverter o Coração.

Mas era também raciocínio
Estratega nato,
Numa impiedosa essência via
Sobre uma América imensa:
|Apenas a maiúscula das letras|
|Apenas a união|
|Apenas transversal|
E contigo digo - como é delicado esse Apenas!

Tua morte permanece um mistério
Porque da algazarra infame daquele dia
Dos que pensavam simplesmente matar um homem
Criou-se em La Higuera - para o mundo
|Algo Divino|
|Morremos todos um pouco nesse dia|
Mas seguimos sempre na vida - sob teu olhar
E termino dizendo contigo: Pátria ou morte.


Rodrigo Camelo
22 de Março de 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

Hasta la vitoria ...
Porque unidos, no melhor dos exemplos, pela mão da poesia...Venceremos!

Anónimo disse...

MEU:
CARO AMIGO RODRIGO NÃO FICARÁ SEM UMA SAUDAÇÃO MINHA.
FOI PARA MIM UMA GRANDE ALEGRIA LER
E RELER ESTE SEU POEMA

"A POESIA PODE NÃO FAZER PARAR
UM TANQUE MAS PODE COMOVER O
CORAÇÂO DE QUEM O CONDUZ"

NUNCA DEIXE DE ESCREVER
A MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO CAMARADA
PÁTRIA OU MORTE

T.BZZZ..