sexta-feira, 11 de maio de 2007

Peter Sellers e a Pantera Cor de Rosa

Não há muitos dias... quando dei uma "espreitadela" no interessantíssimo Blog de minha amiga Flávia deparei-me, incrédulo, com um post sobre Peter Sellers e a sua mais famosa personagem Inspector Clouseau. Digo incrédulo, porque há muito tempo que não lia nada sobre a saga da Pantera Cor de Rosa, e Flavinha despertou, inadvertidamente, o meu desejo por redescobrir a obra gigantesca de um monstro da comédia chamado Peter Sellers. Blake Edwards importantissmo cineasta norte americano que dirigiu, produziu e escreveu esta história que, do meu ponto de vista, aquela que transformou o rumo da comédia da sétima arte. Quando vemos os "nossos" fabulosos Gatos Fedorentos referirem-se aos Monty Phyton como a sua grande referência, é preciso não esquecer que estes beberam o sumo consideravelmente começado pelo seu conterrâneo e antecessor Peter Sellers.
Deixo então, aqui, a minha sugestão de uma sequência hilariante de tão absurda de um dos filmes da saga, The Pink Panther Strikes Again o quarto filme da série de 1976, são sete minutos e cinquenta e sete segundos de génio humorístico. Ali percebe-se o que é representar humor, e o grande actor que foi Peter Sellers. Vi estas imagens pela primeira vez aos 12 anos, ficaram para sempre guardadas no meu imaginário e criaram a minha primeira sensibilidade humorística... a mais fácil, a mais directa, mas nem por isso a menos conseguida.


Youtube: The interrogation Inspector Clouseau

1 comentário:

flávia disse...

Sim, simplesmente genial e hilário!!!! Mas o que mais me impressiona é o sotauqe que Sellers implicou ao personagem ao longo dos anos, pois a cada filme ficava mais imcompreensível o que Closeau falava e isso era genial! Logo postarei sobre um outro filme fantástico de Sellers, mostrando uma outra face do ator, o drama com uma pitada, sempre,de bom humor.
bjo Tiga