sábado, 22 de novembro de 2008

AMIZADE!!!!!! (Vinícius de Moraes,1913-1980)





Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos .
Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.
E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...
A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.
Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.
E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.
Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!
Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.
E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar.
Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.
Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...
Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.


Imagem: Frida Kahlo, duas caras

4 comentários:

Anónimo disse...

Quero, render uma sincera e humilde homenagem ao meu melhor amigo… marco inolvidável da mais profunda expressão de sentimentos, sensações, enfim, de tudo que possa se passar no íntimo de cada um de nós.
Aprendi a amar-te e respeitar-te, não só como expoente literário, mas - e acima de tudo - como ser humano, passível de acertos, erros, enganos, desenganos e atitudes extremas..a realidade do teu dia-a-dia, ultrapassa todas as fronteiras do corpo e da alma e mergulha no universo da existência humana, onde não há limites definidos para a realidade.

E como um dia alguém disse: Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só… e isso é o que eu sinto por ti… e contigo
Gostar de ti é bom demais..beijo a sorrir

Anónimo disse...

Continuando: Obrigado por isto...por tudo...por tudo o que es e representas na minha vida..beijo a sorrir

Ariana Rocha disse...

Portuga!Muito bem retrata a força e os sentidos da amizade!
vc nem imagina como é doloroso estar longe de uma amiga por 3 anos e como é mágico encontra-la em um lugar onde inocentemente já sonhamos em estar ( amsterdan).
Nem imagina tbém, como é doloroso ouvir de um amigo no qual desejo estar ao lado o resto da minha vida palavras como: - vc nem liga pra mim,
Como vc mesmo citou: - alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.
Tiago! Por mais que a vida siga caminhos diferentes do que imaginávamos, novos amigos e amores vão ser lançados a qualquer instante. O meu pensamento é feito de matéria, é a minha força criadora, o amanhã é ilusório porque ainda não existe, o hoje é real, é a realidade em que você pode interferir, mas a oportunidade de mudança tá no presente, o futuro pode n chegar se vc n correr atrás hoje.

Por mais q o oceano e distancia exista como barreira, no meu coração vc pulsa eterno!
“Nunca esqueça disso!"

Ari

Anónimo disse...

TIAGO ÉS O MAIOR !..

AQUELE ABRAÇO

BEM HAJA

AMIGÃO


BZ