domingo, 11 de março de 2007

Rubrica: A escolha do dia - Band of Gypsys


Jimi Hendrix - Inevitavelmente teria de falar dele um dia.
Aquele que fez meu irmão André gritar Eurekaaaaaaa!! - quando me ouviu a ouvir (passe a redundância) pela primeira vez aos 17 anos.

Ele é para mim o músico mais influente dos anos 60 e, seguramente, um dos mais influentes de todos os tempos. Hendrix fez com a guitarra eléctrica já na segunda metade da década de 60, o que nenhum outro guitarrista tinha conseguido fazer. Bem sei que Clapton foi apelidado uns quantos anos antes do aparecimento de Jimi - de Deus (Clapton is God) - escrito, por algum fã consciente, numa qualquer parede londrina. O próprio Jeff Beck ter-se-á aproximado muitíssimo de um legado que haveria, ironicamente, de ser iniciado por Hendrix. E digo irónicamente, reconhecendo em Beck o talento musical e o expoente máximo da guitarra inglesa dos anos 60.
Mas talvez exactamente por se tratar de um musico inglês e estar "instalado" numa sociedade de classes, que não lhe permitiram voar ainda mais alto. Beck hoje reconhece que gostaria de ter feito o que Hendrix fez, mas faltou-lhe coragem, e, (entenda-se) só coragem.


Jimi Hendrix começou a surpreender o mundo em 67 - Are you Experience ? Deixou-nos em setembro de 1970. Como é possível que Hendrix em apenas três anos tenha gravado como gravou ?
O seu contributo permanece, até hoje, acordado e o seu recital cénico e técnica inventiva de explorar os domínios da guitarra, continuam a influenciar todos os que se sentem maravilhados por aquele instrumento. Hendrix é imortal... não desculpem .. Hendrix não é deste mundo.


Reconhecido por muitos dos seus fãs, como um dos melhores discos gravados por Hendrix - Band of Gypsys é sobretudo um encontro feliz de três musicos negros, num dos seus registos preferidos - o palco. Hendrix era uma "bomba" prestes a explodir em palco; depois de ter gravado em estúdio sucessivos álbuns em apenas três anos de existencia musical, com músicos brancos - aqui sendo uma resposta, ou não, à repressão racial existente no final da década de ouro da musica -
Hendrix despede-se e maravilha-nos com o seu arsenal explosivo e faz com que hoje ainda recuperemos do seu impacto.


Para a minha grande amiga Luísa!
Que me mostrou o disco pela primeira vez.

Por: Tiago Pereira da Silva


Nearly 4 decades after his untimely death in September 1970, Band of Gypsys remains one of Jimi Hendrix´s most impressive achievements.
A touchstone for blues, funk, fusion, and rock, Band of Gypsys captured Hendrix´s quicksilver transition fromo pop phenomon to new uncharted territories. While their recorded output centers almost entirely around these fable Fillmore East Live recordings, the depth of trio´s influence extends, with full force, Throughout rock and hip-hop of the 1990´s.

John McDermott

Sem comentários: