terça-feira, 19 de junho de 2007

Los Hermanos segundo Pedro Adão e Silva


Os Los Hermanos parece que entraram em recesso, um brasileirismo para dizer que vão suspender as actividades por tempo indeterminado. A crer no site da banda, continuam amigos como sempre, até porque jogam “truco” todas as semanas (posso confirmar que são bons de bola).

Os Los Hermanos são (eram) a melhor banda pop/rock em língua portuguesa no activo, a grande distância de todas as outras. Como se não bastasse conseguirem juntar duas guitarras com mestria (parecendo fácil, há milhares de exemplos de como é muito difícil), têm um repertório que pode ser com facilidade usado fora do rock. Ainda assim, embora os recursos vocais quer do Marcelo Camelo (que é quem canta aqui), quer do Rodrigo Amarante sejam manifestamente escassos, as versões das suas músicas, por exemplo, nas vozes mais competentes da Maria Rita e da Maria João (que tem um cover deste tema, “a outra” no seu último disco) ficam a perder em intensidade e outras coisas que contam bastante. (...)

Pedro Adão e Silva in wwww.Canhoto.blogspot.com

Poderei dizer que: Não poderia estar mais de acordo!
De facto, o que me levou a explorar o universo da banda de Marcelo Camelo, foi o facto de ter ouvido várias referências, por parte de Maria Rita, em entrevistas (já com o seu lugar assegurado na MPB, fruto da coragem do que procura fazer e faz)a este compositor e letrista, que segundo sei é respeitadissimo entre congéneres musicais no Brasil.

Eles são de uma criatividade espantosa, talvez sem paralelo na música cantada em português...e se é verdade que os acho (falando de talento e inovação) muito longe dos antecessores como: Caetano, Chico, Gil, Milton, Jorge Ben, Ivan, Ney, Bosco e tantos outros da família de músicos e intérpretes brasileiros, até do próprio Cazuza, a verdade é que não consigo ouvir, no panorama actual brasileiro, ninguém que me comova e surpreenda tanto como Los Hermanos.

E só para não citar mais, do que o álbum (4 de 2005) - Procurem ouvir: "Fez-se Mar" e "Paquetá" para perceberem a versatilidade da banda.

Tiago Pereira da Silva

Sem comentários: