quinta-feira, 25 de setembro de 2008

John Mayer Trio - Try - URGENTE




Por: Tiago Pereira da Silva

Confesso que a primeira vez que ouvi a John Mayer Trio, lembrei-me do som de meia dúzia de guitarristas que desafiaram a minha memoria musical. O mais recente álbum ao vivo de John Mayer (Trio – musicalmente bem mais interessante, estou em crer, que o resto da sua carreira toda somada), “Where the Light is” in Los Angels – Consigo ter uma reminiscência do som de Hendrix a dada altura, mas também vejo o arsenal “controladamente” explosivo de Beck, a pureza de um Bluesman branco como Clapton, e, porque não de um próprio Albert King. Todos estes criadores da guitarra eléctrica, talvez o mais importante instrumento solo da história do Blues, devem ter feito parte do imaginário iconográfico-musical de John Mayer (…) Até na entrada de “Slow dancing in a burning room” na versão do DVD é quase impossível não pensarmos em Mark knopfler.

Também não estou certo, de que seja exactamente um elogio sentir estas “colagens” de Mayer, em muitas versões e canções de sua autoria, a um universo de tantos músicos que revolucionaram aquele instrumento. Em muitos outros casos eu diria que é uma “colagem” (permitam-me mais uma vez) manifestamente infeliz, no caso de John Mayer não o é.

Vamos esquecer um pouco o John Mayer das, desculpem-me a expressão, cagadas românticas – mas este jovem de apenas 30 anos, toca Blues a sério, como há muito tempo não ouvia. Até Clapton já teve incursões por universos pop musicais mais duvidosos, mas deixemo-nos de preconceito. Este Trio é uma outra história. E este senhor toca uma enormidade.
Muitos guitarristas talentosos fizeram incursões pelo universo do Blues, nos anos 90 por exemplo - Gary Moore é talvez um dos expoentes máximos. Mas mesmo gostando muito de Gary Moore tenho sempre a sensação de ouvir um certo virtuosismo pelo virtuosismo. Com John Mayer isso não acontece. Blues é controle. John Mayer percebe isso intuitivamente.

Já nem vou aconselhar “Vultures”, “Out of my mind” ou a tão bem conseguida versão da canção de Hendrix “Bold as love”
Oiçam, pela vossa saúde, esta versão ao vivo de “Try” e não pensem em Jimi Hendrix porque isso é batota.


Takes four days to get to like me
But two to wanna leave
But the part that really gets me
Are all the moments in between
Now I lie to get a little
And laugh at every little thing
She's high on information
But now I'm low on self-esteem

So I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself
Although myself will wonder why
I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself this time

I'm a hundred kinds of crazy
But I only wanna find
One sweet little angel
Who's gonna let me speak my mind
All I ever do these days
Is dumb my process down
She's making her decision
But now I'm losing all my ground

So I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself
Although myself will wonder why
I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself this time

Easy does it now
Just keep your damn mouth shut
She thinks you're hot already
Don't go and press your luck
No news is good news coming
You gotta wait to find
Don't go and blow it
You do every single time

Oh I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself
Although myself will wonder why
I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself this time

you know, you know
I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself
Although myself will wonder why
I'm gonna try (try)
I'm gonna try (try)
Gonna try to be myself this time

Sem comentários: