domingo, 23 de setembro de 2007

Waterboys: Fisherman´s Blues

...Ainda ontem, li de um escritor inglês o seguinte comentário: "Os Waterboys podiam ter sido maiores dos que os U2". E ponto final. Claro que a comparação torna-se tanto mais lógica, não só por relacionar as duas grandes bandas irlandesas dos anos 80, como também a apresentação,divulgação e projecto musical construído, para além da carreira. Num certo sentido foram mesmo.

Este disco maravilhoso dos Waterboys remete-nos para uma sonoridade da época. A new-wave, o punk, o rock, o toque irish, estão lá definitivamente. Mike Scott líder, guitarrista e vocalista da banda canta como nunca. É obrigatório ouvir o melancólico, mas maravilhoso "Strange Boat" que quase enjoa, de tão bem feito. Em "World Party", o rock pesado mistura-se com o som inevitavelmente inventado pelos Waterboys.

A pérola do disco - "Sweet Thing", versão definitiva da música de Van Morrison. Anthony Thistlethwaite apresenta-nos uma viagem musical com o seu Mandolin e Steve Wickham no Fiddle, completam e contemplam a chegada. "Sweet Thing" é das melhores versões de uma música que alguma vez ouvi. A transformação da música em "Black bird" dos Beatles é épica. Ahhhh...ok, posso também dizer: "Fecho os olhos e vejo-te a correr, vinhas abaixo, pela quinta das poldras, oohhh Sweet Thing". E transforma

Tiago Pereira da Silva

Sem comentários: