domingo, 28 de outubro de 2007

John Pilger - The War On Democracy

src='http://youtube.com/v/3wvwYl71wEI'/>

Obrigatório. Um dever civíl!
Trabalho documental do jornalista Australiano que realiza de forma absolutamente despretensiosa, um trabalho, que depois de visto, até percebemos melhor porque tem sido tão ignorado, por essa imprensa fora. Escolhi a parte sobre o Chile, na visão infame de um Allende vencido, mas nunca "derrotado" na memória colectiva, dessa imensa Améria Latina. Ouvir e ver o ex-agente da CIA, a responder à questão, num arrepiante, mas sobretudo arrogante: "de mais uns, ou menos uns, mortos como se de baratas ou ratazanas se tratassem... é por demais arrepiante. E que todas aquelas mortes foram ou são justificadas... Revoltante.
John Pilger, assina um documento, mais do que obrigatório para todo o tipo de mentalidades. Inegavelmente, não reina na sua obra documental, a cena-circo dos Michael Moore(s) da actualidade.
Sobretudo, para quem acredita, que existem outras formas politicas ao serviço do povo e não servindo-se dele. Mas também, para quem acredita que nasce nas pessoas, pelo exemplo da América Latina, uma reposta ao Capitalismo.

Sem comentários: