segunda-feira, 30 de julho de 2007

A Casa de Areia


Ficha Técnica
Título Original: Casa de Areia

Direção: Andrucha Waddington
Roteiro: Elena Soárez, baseado em argumento de Elena Soárez, Luiz Carlos Barreto e Andrucha Waddington
Produção: Leonardo Monteiro de Barros, Pedro Guimarães, Pedro Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington, Luiz Carlos Barreto, Lucy Barreto e Walter Salles
Música: Carlo Bartolini e João Barone
Fotografia: Ricardo Della Rosa


Sinopse

1910. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, Dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.

"Uma obra-prima brilhante, profundamente comovente" - Ian Stuart Newsday

Muita atenção a esta obra da 7ª arte. De facto não sei se é para ficar triste ou satisfeito pelo cinema brasileiro ter filmes deste calibre. A compração com o nosso cinema é inevitável. Estamos a muitos anos de distancia deste tipo de resultado.
Mais uma vez Fernanda Montenegro é encantadora, comprovando de facto que é do melhor que existe no mundo em termos de representação feminina. Não chega ao tão bem conseguido resultado de Central do Brasil de Walter Salles, mas é sem dúvida de uma qualidade, perturbante. Sua filha, que aqui contracenam pela primeira vez juntas num filme, de facto, não só alimenta a herança genética (Fernanda Torres é filha de dois dos maiores actores de sempre do Brasil)como é actriz por direito próprio. A fotografia do filme é do outro mundo também.
Por: Tiago Pereira da Silva

2 comentários:

flávia disse...

pois acredita que ainda não assisti a esse?
dizem memso ser uma obra-prima.

Anónimo disse...

You could easily be making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat techniques[/URL], Don’t feel silly if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses alternative or not-so-known methods to build an income online.