segunda-feira, 16 de julho de 2007

A III Guerra Mundial - uma reflexão!


Por: Tiago Pereira da Silva

A III guerra mundial, entra-nos todos os dias pela TV... somos entretidos com “fotonovelifloribelasmerdas”, escamoteando as notícias, fazem-nos crer em sete maravilhas e tal, sonhamos com isto e com aquilo, queremos mais do que tivemos ontem, e, muito mais, quereremos amanhã.
E iludidos, de que a guerra, como não se vê, pelo menos bem diante dos nossos olhos, pouco ou nada, nos diz respeito. Sugiro então, que façam o seguinte raciocínio, em jeito de questão: Perguntem a algumas pessoas que conhecem, se sabem quantos continentes estão em guerra na actualidade? Eu, não saberia responder à questão.

Teria de analisar várias coisas primeiro. Não sei, quais são os conflitos de carácter episódico e aqueles, de carácter endémico. Não sei mesmo. Mas avaliando o somatório de todos estes conflitos, poderíamos muito bem, obter uma equação sobejamente semelhante ao nº de mortos directos, num gigantesco, conflito mundial.

Que guerra é aquela, que mata milhares de civis iraquianos anualmente?
Que Guerra é aquela, que mata, não sei quantos, soldados americanos que não são daquele filme?
Que guerra é aquela, travada quase semanalmente, entre traficantes, policias e inocentes, nos morros do Rio de Janeiro e São Paulo, e que mata mais anualmente do que o nº de vítimas do conflito Iraquiano?
Que guerra é aquela, na faixa de Gaza, entre Palestinianos e Israelitas; Que de repente, não mais que de repente, já nem se sabe quando começou?
Que guerra é aquela, que travam diariamente as crianças da Índia e da China, para fugirem à exploração infantil.
Que guerra é aquela, do Sudão?
E aquela da Chechénia sem fim à vista?
Que guerra é aquela, que travam todos os povos indígenas do continente Sul e norte Americano, invertendo a tendência exponencial para a extinção.
Que guerra é aquela, que travam os ambientalistas de todo o mundo em prol de um planeta melhor, sacrificando muitas vezes a própria vida?
Que guerra é aquela, que quase todos os países do mundo travam contra o tráfico de estupefacientes e o crime organizado, nomeadamente nos países da América Latina, e que mata milhares e milhares de pessoas por ano?
Que guerra é aquela, que travam as milícias em parcial-território de Timor Leste?
Que guerra é aquela, que promove a extinção dos aborígenes na Austrália?
Que guerra é aquela, a cruzada global contra o terrorismo?

Que guerra é aquela que se dá nos cinco cantos do planeta a que chamámos um dia de - Terra, planeta que habitamos ou mais, simplesmente, pátria.

III Guerra Mundial, que nada!




Imagem: Goya:O Três de Maio de 1808, Óleo sobre a tela, pode ser visto no maravilhoso museu do Prado. A 3 de maio, foi o dia louco e longo de massacres. Mais ou menos 400 espanhois, foram executados pelos pelotões de fuzilamento franceses.

1 comentário:

flávia disse...

muito a se refletir e muito mais o que fazer.
belo texto tiga.
bjo